Acesso Rápido

    Autarquia: entenda o que é e como funciona esse tipo de órgão

    Autarquia: entenda o que é e como funciona esse tipo de órgão

    Autarquia é um termo bastante amplo, que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento como economia e administração pública.

    O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), responsável pela previdência social, é uma autarquia federal, por exemplo. No entanto, não é o caso das entidades que administram a previdência privada.

    O que é autarquia?

    O significado de autarquia é poder absoluto, sendo que a palavra advém do grego “autárkeia”, que significa comandar a si mesmo. Desse modo, esse é um tipo de instituição que concentra o poder sobre algum setor.

    Por exemplo, uma autarquia pode ser responsável pelo serviço de água e esgoto de uma cidade. Portanto, todo o poder de investimento, manutenção e recebimento deste setor deve vir dela.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Autarquia também pode ser considerado um tipo de governo absolutista, que detém todo o poder sobre uma determinada nação. Desse modo, o termo é usado tanto em filosofia quanto em economia e administração pública. No entanto, não deve ser confundido com empresas que detém um monopólio natural no setor privado.

    Exemplos de autarquia

    Como exemplos, podemos citar a autarquia em economia, em filosofia, em administração pública e autarquia especial.

    Sendo assim, em economia é uma instituição independente, ou seja, que sobrevive sem a necessidade de nenhum apoio externo.

    Já em filosofia é o poder sobre si mesmo. Ou seja, é a conscientização da individualidade, onde uma determinada pessoa não precisa de valores universais para guiar a sua vida.

    O seu conceito filosófico está relacionado com a capacidade de evitar tudo o que possa causar dependência física ou mental do indivíduo. Platão definiu autarquia como sendo a qualidade da perfeição.

    Aristóteles definiu o termo como algo relacionado com o bem, ou seja, algo que torna uma pessoa auto suficiente em si mesmo, sendo essa a base para a felicidade.

    Na administração pública ou no direito administrativo, é uma entidade autônoma, auxiliar e descentralizada. No entanto, ela é fiscalizada e tutelada pelo Estado, sendo que o seu patrimônio é formado com recursos próprios.

    A finalidade, neste caso é executar serviços que tenham interesse coletivo ou sejam de natureza estatal. Um bom exemplo a nível nacional é o INSS e o Incra.

    Por fim, uma autarquia especial é uma entidade governamental que tem como propósito fiscalizar ou regulamentar profissões ou associações públicas. Nesse caso elas dispõe de regras específicas.

    Autarquias em Âmbito Federal

    A autarquia federal é uma entidade autônoma e descentralizada, fiscalizada pelo Governo Federal que possui recursos próprios e consegue, desse modo, andar com as próprias pernas.

    Existem no Brasil algumas autarquias em âmbito federal. Uma delas é o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Essa é a instituição que cuida tanto da aposentadoria quanto de outros benefícios sociais. Ela também auxilia quem deseja ou precisa realizar uma aposentadoria antecipada.

    A sua finalidade, neste caso, é prestar um serviço estatal de seguridade social, recolhendo tributos e concedendo benefícios para quem precisa.

    Autarquias em Âmbito Municipal

    A autarquia municipal possui a mesma lógica da federal, no entanto, ela é fiscalizada pelo governo Municipal.

    Bons exemplos de autarquias municipais são o serviço de água e esgoto. Normalmente, cada cidade possui a sua própria autarquia. Esses serviços são prestados por essa autarquia e fiscalizados pela Prefeitura Municipal.

    Foi possível entender o que é uma autarquia? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *