Acesso Rápido

    ATR: entenda o que é e como funciona o indicador Average True Range

    ATR: entenda o que é e como funciona o indicador Average True Range

    Dentro da análise técnica, existe uma série de indicadores e ferramentas utilizadas pelos especuladores que se baseiam no comportamento dos ativos para operar no mercado. Entre elas, está o ATR.

    O ATR é um dos indicadores inspirados no True Ranger (TR), tem como base a média de amplitude de variação. Ao contrário de indicadores direcionais da análise técnica.

    O que é o indicador ATR?

    O ATR é abreviação para Average True Range, também conhecido em português por Média de Amplitude de Variação. Foi criado por Welles Wilder, pai dos indicadores da análise técnica.

    Para os especuladores que utilizam a análise técnica, o indicador ATR serve para mensurar a volatilidade do mercado, porém sem indicar a direção.

    Existem diferenças entre o Average True Range para o TR (True Range), principalmente pelo Average True Range conseguir qualificar a volatilidade dos rompimentos e alguns movimentos limitados dos ativos.

    Assim como qualquer outro indicador, o ATR é utilizado em comparação com o histórico de preços do ativo a ser avaliados, para que as medidas sejam analisadas corretamente.

    Como o ATR é utilizado?

    O indicador é utilizado para medir as variações de preços, movimentações mais intensas ou ditas como bruscas, todas estas serão acompanhadas. Porém com uma configuração adequada dos intervalos. Assim tendências amplas e bruscas, precisam de intervalos maiores.

    Aprenda mais sobre o mercado, baixando o nosso manual completo e gratuito: E-book Comece a Investir na Bolsa.

    Exemplo de ATR

    Um exemplo de ATR no período de 14 dias, sobre o gráfico diário. Na configuração padrão do indicador ATR em 14 períodos.

    Logo, através do indicador, seria possível determinar:

    • Tendências de alta;
    • Tendência de baixa;
    • Tendência neutra;
    • Reversão de tendência.

    Assim os valores maiores marcados no gráfico do ATR, indicam rompimentos ou reversão de tendência. Enquanto valores dito como baixos no gráfico, revelam uma tendência neutra.

    Como é o cálculo do indicador ATR?

    O Average True Range é semelhante a média móvel, que normalmente será configurado para 14 períodos. Porém esse período poderá ser personalizado na plataforma de investimento ou no gráfico.

    No seu cálculo, ele abordará as distâncias entre:

    • Máximas e mínimas de hoje;
    • Máximas e mínimas de ontem;
    • Distâncias entre fechamento mínimo atuais e passados;

    Como funciona no stop-loss no ATR?

    A ATR é importante para o cálculo do stop loss para interpretar a volatilidade do ativo. Ou seja, quanto maior a medida do indicador, maior será volatilidade do ativo.

    Esse dado se torna importante para o gerenciamento de riscos e o cálculo do stop-loss. Quando o stop de perda está próximo da movimentação do ativo, este poderá ser acionado.

    Portanto, mesmo que o ativo esteja próximo da reversão de tendência, ele costuma ser acionado. Assim, causando perdas antes da saída da operação.

    Por isso, a atuação do stop loss no ATR é considerado ideal por muitos investidores. A multiplicação do valor do indicador ATR por uma constante entre: 2.7 e 3.4, segundo Van K Tharp, seria a condição de risco desejada. Assim após a multiplicação, o preço deve ser subtraído pelo valor da posição de compra.

    Outro ponto para destacar sobre Average True Range é que não sinaliza movimentações direcionais, somente demarca a oscilação. Por isso se guiar por ele nas operações é um dos erros frequentes dos investidores e traders.

    Por fim, a aplicação do ATR é abordada no livro: New Concepts in Technical Trading Systems, por Welles Wilder. São abordados a origem do indicador e como era aplicado para medir a volatilidade dos commodities do mercado.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • ROGERIO MASSAO KAWAKAMI 27 de dezembro de 2019

      Boa noite. Na plataforma Profit Trainnig não tem a opção do indicador ATR. Existe a TR. Tentei colocar o indicardor TR com o Média Móvel, mas acho que não é o mesmo. Como faço para configurar? Muito obrigado

      Responder
    • João Alexandre 17 de julho de 2020

      Excelente explicação!

      Responder