Como vocês sabem eu respondo diariamente perguntas no meu Instagram.

E ontem, me perguntaram o que eu pensava do Aswath Damodaran.

Eu admiro muito o Damodaran, que é considerado o “Papa do Valuation”. Já fiz alguns cursos presenciais e outros online e sempre aprendi muito.

E pensando bem, acho que foi o único autor que li todos os livros que escreveu. E todos merecem elogios.

Se você se interessa por precificação de ativos, precisa saber quem é Damodaran.

Damodaran nasceu na India, e migrou para os Estados Unidos. Trabalhou durante alguns poucos anos no mercado financeiro, mas descobriu cedo em sua carreira profissional que tinha uma vocação para a vida acadêmica.

Atualmente, ele leciona na Universidade de Nova Iorque e seu curso é um dos mais disputados pelos alunos da instituição.

Damodaran costuma aparecer bastante na imprensa, sobretudo quando ocorrem eventos que movimentam ativos específicos.

Sempre racional, Damodaran é bem-humorado porém sempre frio em suas analises: não se deixa envolver pelo frenesi ou pânico no mercado.

Eu me identifico muito com esse comportamento e tento replicar.

Damodaran é um dos caras mais técnicos que existe no mundo das finanças, mas também é criativo. Ele criou diversos modelos de valuation do zero.

É raro encontrar criatividade no mundo financeiro, e Damodaran consegue aliar criatividade e praticidade em suas criações.

Damodaran, talvez por ter nascido na Índia, tem visão global. Já escreveu de Petrobras e Vale no Brasil. Nem sempre acerta, sua análise de Vale se mostrou pessimista em excesso.

O que mostra que todos podem errar, desde que os erros não levem a falência.

Se você quer aprender mais sobre valuation, te convido a fazer o mini-curso gratuito de valuation, se inscrevendo neste link.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.