Por: Tiago Reis

As regras de ouro de Peter Lynch

Durante treze anos, Peter Lynch dominou a indústria americana de fundos. O gestor alcançou retornos anuais de 29,2%. Ele já escreveu sobre os aprendizados de sua carreira no Fidelity Magellan Fund em dois livros: “One Up on Wall Street” (1989) e “Beating the Street” (1993).

Para concluir seu livro de 1993, ele cita algumas “regras de ouro”. Trata-se de um resumo das lições que ele considera mais importantes, aprendidas em suas então duas décadas de investimentos. Fiz um apanhado daquelas que considero de extrema importância para todos os investidores, em todas as situações, em quaisquer épocas.

“Investir é divertido, emocionante, e perigoso se você não se dedicar”.

E-book: Investindo para Aposentadoria

Construa a sua aposentadoria! Aprenda como gerar renda passiva para garantir o seu futuro investindo nos melhores ativos do mercado.

“Sua vantagem de investidor não é algo que você adquire com os experts de Wall Street. É algo que você já possui. Você pode obter retornos superiores aos dos experts se utilizar suas vantagens, investindo em companhias e indústrias que você já conhece bem”.

“Por trás de todo código de uma ação, existe uma companhia. Descubra o que ela faz”.

“Com frequência, não há correlação entre o sucesso das operações de uma empresa e o sucesso de suas ações em poucos meses ou até mesmo em poucos anos. No longo prazo, existe 100% de correlação entre o sucesso da companhia e o sucesso de sua ação. Essa disparidade é a chave para fazer dinheiro; compensa ser paciente, possuindo boas companhias”.

“Você precisa saber o que você possui e por que você o possui. ‘Porque essa ação é muito fácil de subir’ não é um motivo válido”.

“Se você não consegue encontrar nenhuma companhia que considera atraente, coloque seu dinheiro no banco até encontrar alguma oportunidade”.

“Se você investe $1.000 em uma ação, tudo o que você pode perder são os $1.000. No entanto, você pode ganhar $10.000 ou até $50.000 ao longo do tempo, se for paciente”.

“Um declínio do mercado de ações é tão rotineiro quanto as nevascas de janeiro no Colorado. Se você estiver preparado, ele será incapaz de machucá-lo. Um declínio é uma boa oportunidade para pegar as barganhas deixadas de lado pelos investidores que fogem da tempestade em pânico”.

“Todo mundo tem o poder cerebral de fazer dinheiro com as ações. Nem todo mundo tem estômago para isso. Se você é suscetível a vender tudo em uma situação de pânico, você deve evitar ações”.

“Venda as ações se os fundamentos se deteriorarem, não porque o céu está caindo”.

“Ninguém pode prever taxas de juros, a direção da economia ou do mercado de ações. Ignore estas previsões e se concentre no que está realmente acontecendo com as companhias nas quais você investiu”.

“Se você não estudar as empresas, terá o mesmo sucesso comprando ações e apostando em um jogo de pôquer sem olhar suas cartas”.

“O tempo está ao seu lado quando você possui ações de companhias boas. Você pode ser paciente. Mesmo que você tenha perdido o Wal-Mart nos cinco primeiros anos, ele ainda seria um bom investimento para se ter nos cinco anos seguintes. O tempo está contra você quando você possui opções”.

De fato, todo esse conhecimento de Peter Lynch é atemporal e necessário na bagagem de todo investidor.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jobson 28 de novembro de 2019

    Obrigado pelo review do Peter Link, realmente, belas dicas pro investidor de longo prazo.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS:

%d blogueiros gostam disto: