A ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias) foi criada durante a década de 1970 para servir como representante das empresas do mercado financeiro e de capitais no Brasil.

Considerada uma importante fonte de conhecimento para profissionais do setor financeiro, a ANCORD oferece informações e especializações variadas para o público interessado em investir de forma mais ativa.

O que é a ANCORD?

Ancord

A ANCORD é uma associação que age como reguladora do mercado financeiro e reúne mais de 60 instituições que atuam neste setor como associadas. Portanto, também é responsável pelo controle e a certificação dos agentes autônomos de investimento que atuam no Brasil.

Com o objetivo de desenvolver os negócios do segmento, a entidade oferece uma série e cursos de capacitação relacionados ao mercado. Além disso, oferece cursos preparatórios para os profissionais do setor em busca de certificações.

Hoje, a associação é reconhecida como a principal entidade da indústria de intermediação do país. Por isso, representa desde Bancos, Corretoras de Câmbio e Corretoras até Distribuidoras de Valores Mobiliários, empresas e pessoas físicas diversas.

ANCORD e os Agentes Autônomos de Investimentos

Os profissionais que atuam como Agentes Autônomos de Investimento (AAI) estão entre os mais interessados em conhecer bem a entidade. Aliás, eles necessitam de aprovação da entidade na prova ANCORD AAI para que possam exercer a profissão.

Alguns dos requisitos básicos para atuar como um agente do segmento são:

  • Conhecer profundamente o mercado
  • Estar atualizado com as regras de investimento, os riscos e os retornos
  • Conhecer o funcionamento de cada tipo de aplicação (incluindo desde ações até fundos de investimento, derivativos e fundos imobiliários, entre outros)

Isso porque a função principal destes assessores de investimentos é, justamente, explicar aos seus clientes quais são as melhores formas de investir e por quais motivos. Portanto, devem tirar dúvidas que possam ter em relação aos diferentes rumos que aquele investimento inicial terá no futuro.

O que é a certificação da ANCORD?

A famosa certificação da Ancord é um documento necessário para quem deseja atuar como assessor de investimentos no Brasil. Aliás, as inscrições para a  prova certificadora devem ser feitas através do site da entidade.

O exame ANCORD FGV tem validade de um ano a partir da data de divulgação dos resultados. Realizado online em um dos mais de cem locais homologados pela FGV – Fundação Getúlio Vargas (responsável pela sua aplicação, correção e divulgação de resultados), é composto por 80 questões de múltipla escolha.

Entre os principais temas que fazem parte da prova certificadora, destacam-se:

  • Investimento em Ações
  • Mercado Derivativo
  • Mercado de Renda Fixa
  • Fundos de Investimento Imobiliário
  • Tesouro Direto
  • Conceitos Básicos de Avaliação de risco
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro
  • Mercado Financeiro

Quem deseja atuar como assessor de investimentos deve ser credenciado na CVM – Comissão de Valores Mobiliários para estar apto a obter a certificação da ANCORD. Além disso, deve ter significativa experiência no mercado para garantir o entendimento e a execução das melhores práticas do segmento.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.