AçõesConhecimento

Análise de indicadores: conheça a importância de levá-los em conta

By 25 de julho de 2018 No Comments
análise de indicadores

A análise de indicadores financeiros faz parte de um processo importantíssimo no momento de avaliar a saúde financeira e perspectivas de uma empresa.

Por esse motivo, é papel do analista saber fazer uma análise de indicadores correta e concentrada nos principais pontos-chave de um determinado negócio.

Então podemos dizer que a análise de indicadores é o processo pelo qual um investidor ou analista avalia os principais pontos e múltiplos de um balanço financeiro.

É a partir desse processo que podemos obter uma “fotografia” bastante clara da situação financeira de um negócio.

Ela também costuma ser muito utilizada pelas próprias companhias como forma de acompanhar o seu desempenho futuro e com o objetivo de atingir metas específicas.

Principais indicadores financeiros

análise de indicadores

Principais indicadores financeiros

Os indicadores financeiros, de maneira geral, podem ser encontrados nas demonstrações contábeis de todas as companhias de capital aberto em bolsa de valores.

Nesses demonstrativos podemos encontrar dados preciosos dos quais vão nos mostrar mais claramente quais são os pontos fortes e fracos de uma empresa.

Desse modo, separamos aqui alguns dos principais indicadores financeiros que devem ser avaliados por todo investidor antes da realização dos seus aportes:

  • Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): é o mais famoso indicador de rentabilidade de uma empresa. Ele é calculado através da divisão entre o lucro dos últimos 12 meses e o patrimônio líquido de uma companhia. O resultado é dado em porcentagem, e obviamente, quanto maior essa métrica, mais rentável é um negócio.
  • Dívida líquida/ EBITDA: é um dos indicadores de endividamento mais acompanhados pelos profissionais de mercado. Ele é calculado através da divisão da divida líquida pelo EBITDA (proxy da geração de caixa) dos últimos 12 meses.
  • Indicadores de margens: de maneira geral elas determinam a porcentagem de lucro (bruto, operacional ou líquido) por cada venda líquida de uma companhia.
  • Liquidez corrente: é um indicador mais de curto prazo, pois ele vai demonstrar o quanto uma empresa tem a receber nos próximos 12 meses em relação ao quanto ela tem a pagar no mesmo período. No mercado ele é definido através da divisão entre o ativo circulante e o passivo circulante.

Problemas da análise de indicadores

análise de indicadores

Problemas da análise de indicadores

Como já dissemos, analisar empresas por indicadores é uma maneira rápida e pratica de obter informações preciosas sobre a situação de um negócio.

No entanto, esse tipo de tarefa de modo algum deve ser limitado a um conjunto de métricas-chave, sobre pena de ser feita uma análise bastante superficial sobre um case específico.

Acontece que, de maneira geral, os negócios são muito mais complexos e sujeitos a muitas variáveis externas que também devem fazer parte da equação do valuation de uma empresa.

Desse modo, sempre indicamos que seja realizada uma leitura completa dos relatórios financeiros que toda companhia disponibiliza em suas paginas direcionadas aos investidores.

Portanto, acreditamos que a análise de indicadores pode ser um importante direcionador para os principais dados fornecidos por um relatório financeiro e sempre deve ser levado em consideração em conjunto com uma análise completa sobre o negócio de uma companhia.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.