Análise Fundamentalista diz respeito ao estudo de longo prazo das empresas

Dentre as diversas escolas de investimentos, a análise fundamentalista se caracteriza por ser uma das mais coerentes e sustentáveis ao longo dos anos.

Devido à sua grande relevância dentre o mercado, e por ser um dos modelos de estudos mais utilizados por investidores simpatizantes do Value Investing, o conceito básico de uma análise fundamentalista se faz de bastante importância para aqueles que pretendem investir com o foco voltado para o longo prazo.

Análise fundamentalista – Conceito

O conceito de análise fundamentalista pode ser definido como aquele estudo que leva em consideração a situação financeira, econômica e setorial de uma empresa para descobrir quanto aquela companhia realmente vale e, também, quais são as perspectivas para o seu futuro.

Para um dos maiores estudiosos desse conceito de análise fundamentalista de ações de todos os tempos, Warren Buffett, “valor é o que se leva, preço é o que se paga” por um papel.

Essa frase faz todo sentido quando relacionada à essa escola de investimentos, e leva-la em consideração numa análise se mostra uma atitude bastante sensata no longo prazo.

Pode-se entender, com isso, que o preço de uma ação é definido pelo próprio mercado, no ambiente da bolsa de valores, enquanto que o seu valor é determinado pelas perspectivas e os resultados desta empresa.

Por conta disso que se costuma dizer que a análise fundamentalista estuda o valor de uma companhia – e não o preço de suas ações naquele momento – e o investidor, ao se utilizar dessa metodologia, procura por empresas as quais o seu preço esteja abaixo do seu valor naquele momento, ou seja, o mesmo busca comprar ativos que valham muito mais do que os seus preços na bolsa.

Metodologias

Para esse fim, existem várias maneiras de se obter resultados, como por exemplo, realizar um estudo da evolução dos balanços e resultados da companhia em questão, atentando-se para como se demonstra a evolução desses números no decorrer do tempo. Para esse tipo de avaliação, dá-se o nome de Análise Horizontal.

Existe, ainda, a Análise Vertical, onde o investidor procura comparar como se encontra a relação entre dois campos do balanço patrimonial da empresa, como por exemplo, a relação entre o lucro líquido e a receita líquida daquela entre na comparação de três anos subsequentes.

Análise Fundamentalista – Indicadores

Uma outra maneira bastante eficaz de se fazer esse tipo de análise é através dos indicadores financeiros.

Dentre eles, podem ser destacados como sendo de bastante relevância o Preço sobre o Lucro (P/L) e o Preço sobre o Valor Patrimonial por Ação (P/VPA).

Ainda do âmbito dessa escola de investimentos, uma análise setorial também se faz bastante necessária e, para isso, estar atento as notícias disponibilizadas pelos portais de informações financeiras é uma atitude bastante interessante a se tomar.

Com as notícias o investidor consegue ficar antenado a diversos fatos importantes sobre o que se passa no ambiente empresarial da maioria dos setores da economia (elétrico, bancário, de seguros, etc.).

Porém, é preciso esclarecer que as notícias servem somente para os investidores ficarem por dentro do que está se passando na economia para, assim, montarem as suas próprias opiniões sobre o assunto. É aconselhável que jamais uma pessoa tome suas decisões de investimentos baseando-se somente nas notícias que correm a solta pela Internet e outros canais de comunicação.

Ainda, antes da tomada de decisão a respeito de um investimento, é muito importante que o investidor entre em contato com departamento de Relação com Investidores da companhia em questão a fim de se entender melhor qual é histórico de gestão daquele empreendimento, quem são os seus controladores e maiores acionistas, além de se ter uma noção das perspectivas futuras do negócio.

Conclusão

Além de todas os pontos relevantes acima citados sobre uma análise fundamentalista, a paciência deve ser uma fiel aliada de um investidor com esse perfil, afinal de contas, preço é o que se paga, valor e o que se leva e, em muitas vezes, o preço justo de um negócio pode levar bastante tempo para atingir aquele patamar que se mostre o ideal e que forneça uma margem de segurança satisfatória naquela aplicação financeira.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2018 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Share This

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account