Acesso Rápido

    Entenda como fazer uma análise do desempenho financeiro de uma empresa

    Entenda como fazer uma análise do desempenho financeiro de uma empresa

    A análise de desempenho pode ser um tema bastante abrangente dentro das empresas. Nesse artigo nos limitaremos a analise dos aspectos financeiros de uma companhia, bem como os principais indicadores de resultados que podem nos informar sobre a qualidade de uma organização.

    A análise de desempenho, sobretudo no âmbito financeiro, é uma modalidade subjetiva feita para analistas medirem o quão bem uma empresa está entregando resultados a partir dos seus ativos intangíveis e imobilizados. Este estudo também pode abranger a verificação da saúde financeira global de uma empresa em comparação com outras companhias semelhantes.

    Como fazer uma análise de desempenho financeiro

    Existem muitas maneiras distintas de medir o desempenho financeiro de um negócio. Ressaltamos que é muito importante que os indicadores de uma empresa sejam sempre analisados em conjunto e nunca isoladamente.

    Para iniciarmos uma análise, podemos começar com itens básicos de um demonstrativo de resultados, como o EBITDA, fluxo de caixa das operações, lucro líquido, entre outros dados de balanços financeiros.

    Adicionalmente, os analistas também pode lançar mão de outros dados importantes como margens de lucros, taxas de crescimento ou índices de dívida.

    Os indicadores de margens são especialmente interessantes, pois eles vão dar uma visão da eficiência da empresa na gestão dos seus custos em relação aos seus pares de mercado. Companhias com margens maiores, geralmente, são operações muito bem geridas e que apresentam claras vantagens competitivas no seu mercado de atuação.

    Existem muitas outras partes interessadas em fazer analises de desempenho em uma empresa além de analistas e investidores. Por exemplo, os credores de uma companhia podem utilizar muito dessa ferramenta para definir uma taxa de juros justa para financiarem um negócio específico.

    ROE como indicador de desempenho

    Um dos indicadores de desempenho mais utilizados e eficientes do mercado é a verificação do retorno sobre o patrimônio líquido (em inglês é conhecido como returno on equity ou ROE).

    Para utilizar essa métrica, a analista terá que buscar os dados de lucro líquido localizados no demonstrativo de resultados e o valor do patrimônio líquido da empresa, que fica no balanço patrimonial.

    Para calcularmos é muito simples, basta dividirmos o lucro líquido obtido em determinado período pelo patrimônio líquido definido no final do mesmo.

    Essa métrica nos informa o quanto de lucro uma empresa conseguiu obter a partir do patrimônio líquido pertencente aos acionistas desse projeto. É um indicador de desempenho muito importante, pois mostra a eficácia da empresa em gerar lucros para os acionistas.

    Endividamento

    A taxa de endividamento de uma companhia pode ser um indicador fundamental para uma verdadeira análise de desempenho.

    De modo geral, avaliamos o endividamento de uma empresa através do seu balanço patrimonial, do qual podemos localizar todos os passivos de uma organização em um determinado período.

    Os analistas podem encontrar nesses balanços, informações sobre a dívida de longo prazo e compara-las com as de curto prazo, ou avaliarem o grau de liquidez de uma empresa ao fazerem uma relação com os ativos líquidos de uma companhia.

    Uma métrica de análise de endividamento muito interessante é a divisão entre a dívida líquida/EBITDA. O resultado dessa operação nos dará uma noção de quão endividada está a empresa frente aos seus resultados antes dos juros, impostos, amortização e depreciação.

    Com tudo isso, podemos concluir que a análise de desempenho de uma empresa não é uma tarefa simples, e exigirá do investidor ou analista um estudo aprofundado dos mais variados aspectos de uma empresa, bem como o entendimento da dinâmica de sua indústria.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *