Acesso Rápido

    Análise de ações: quais são os principais métodos de análise?

    Análise de ações: quais são os principais métodos de análise?

    Com a taxa básica de juros da economia em patamares tão baixos, a procura por investimentos mais atrativos, inclusive na bolsa de valores, vem se tornado o principal foco do investidor. Contudo, fazer análise de ações ainda é uma dúvida recorrente entre os novos participantes.

    Para fazer uma boa análise de ações é importante conhecer quais são os principais métodos utilizados no mercado e entender principalmente as diferenças entre a análise fundamentalista e análise técnica.

    Como fazer análise de ações?

    Aprender a fazer análise de ações é um dos passos principais de todo investidor iniciante no mercado financeiro. Isso porque, na renda variável existe a possibilidade de aumentar o patrimônio e se tornar sócio de grandes empresas.

    Neste sentido, existem duas estratégias que podem ser utilizadas para aprender como analisar uma ação: a análise fundamentalista e a análise técnica.

    E-book: Aprenda como analisar uma ação

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O que é a análise fundamentalista?

    A análise fundamentalista é um estudo que avalia os fundamentos das empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores. O principal objetivo da análise fundamentalista é encontrar o preço justo das ações através dos múltiplos e indicadores.

    Além disso, é considerado o cenário econômico e setorial da companhia e também os possíveis desafios financeiros. Desta maneira, o investidor pode definir perspectivas sobre o papel e realizar uma análise de ações a fim de verificar se faz sentido investir. 

    Assim, com o foco no longo prazo, o investidor deve observar alguns fundamentos como: previsibilidade, histórico, gestão e outros indicadores.

    Principais múltiplos da análise fundamentalista

    Os indicadores são essenciais na hora de fazer uma análise fundamentalista de ações. Os principais são:

    • P/L – Índice Preço da ação/ Lucro por ação;
    • P/VPA – Preço da ação / Valor Patrimonial da Ação;
    • Ev / Ebitda – Valor de mercado das ações + dívidas / Resultado operacional da companhia + depreciação e amortização.

    Quais são as vantagens da análise fundamentalista?

    Essa estratégia de como analisar ações ajuda o investidor encontrar papéis que estão sendo negociados abaixo do seu valor intrínseco.

    Pois, é possível traçar cenários e perspectivas da empresa de acordo com modelos macroeconômicos e microeconômicos, além de buscar identificar o valor justo da companhia.

    Neste caso, não é necessário passar o dia inteiro em frente ao home broker ou se estressar com as oscilações diárias.

    Contudo, é interessante acompanhar trimestralmente os balanços divulgados pela companhia e optar pela diversificação.

    O que é a análise técnica?

    A análise técnica é um estudo que observa os movimentos do mercado com o intuito de obter informações através do uso de gráficos.

    Essa metodologia é muito utilizada por investidores quem praticam day trade ou swing trade. Em síntese, os traders buscam identificar eventuais oportunidades – compra e venda de ativos na Bolsa de Valores.

    Dessa forma, análise técnica de ações usa o histórico passado para tentar estimar tendências de preço e movimentos de forma antecipada. Assim sendo, os traders tomam decisões dentro de um intervalo de curto prazo, dias ou semanas.

    Principais indicadores da análise técnica

    Os indicadores gráficos são utilizados como um guia para tomada de decisão. Os principais são:

    • Médias móveis;
    • Indicadores de tendência;
    • Indicadores de volatilidade

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Vale a pena utilizar a análise técnica?

    Os investidores que utilizam a análise de ações com o uso de gráficos buscam encontrar as melhores oportunidades no curto prazo. Para isso, eles podem usar algoritmos e modelos próprios a fim de auxiliar na tomada de decisão.

    Contudo, a análise técnica pode conter diversos riscos e apresentar falhas. Segundo um estudo divulgado pela FGV, a maior parte das pessoas que praticam day trade perdem dinheiro com essa estratégia. Afinal, encontrar padrões e prever movimentos de mercado é uma tarefa insustentável no longo prazo.

    Desvantagens da análise técnica

    Existem inúmeras desvantagens de utilizar a análise técnica como método de análise de ações. Em resumo, os principais são:

    • Elevado nível de estresse;
    • Aleatoriedade dos ativos no curto prazo;
    • Necessidade de acompanhar o mercado diariamente;
    • Alto custo de corretagem e emolumentos;
    • Pagamento de imposto de renda.

    Qual o melhor método de análise de ações ?

    A análise fundamentalista é o melhor método de análise de ações, principalmente para o investidor de longo prazo que deseja se tornar sócio de companhias com bons fundamentos e se beneficiar de uma possível valorização do papel.

    Deste modo, a análise fundamentalista busca avaliar os indicadores para encontrar empresas com boa previsibilidade, gestão, histórico e potencial de crescimento. Além disso, o investidor pode participar da distribuição de dividendos ao longo dos anos.

    Já a análise técnica costuma apresentar diversos riscos. Em geral, poucos investidores conseguem obter lucro utilizando essa estratégia. É preciso ficar atento, pois rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro.

    Por fim, a melhor forma de fazer uma boa análise de ações é investir em conhecimento. Procure fontes confiáveis e se surgir dúvidas busque apoio profissional.

    Conseguiu entender tudo sobre análise de ações? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *