Agente financeiro
Por: Tiago Reis

Entenda o que é um agente financeiro e quais suas funções no mercado

No mundo das finanças, existem vários profissionais e instituições com diferentes funções. Nesse contexto, um dos componentes mais importantes de todo o sistema é a do agente financeiro.

O agente financeiro, por si só, pode atuar em diversas atividades e setores dentro do mercado. Porém, existem diferenças significativas entre as funções que essas empresas e instituições pode desempenham, de acordo com o tipo de produto que elas oferecem aos seus clientes.

O que é agente financeiro?

Agente financeiro é o que profissional ou empresa que atua com operações financeiras no mercado, ou que representa, como garantidor, financiador ou endossante, uma outra instituição financeira.

Ou seja, um agente financeiro pode ser um banco ou empresa que atua concedendo empréstimos, financiamentos e demais operações de crédito. Além disso, esse agente também pode ser profissional autônomo que desempenha a mesma função como representante de uma empresa.

Planilha Vida Financeira

Tipos de agentes financeiros

O termo agente financeiro é mais comumente designado para tratar de financeiras, empresas de cobrança e crédito, factorings, corretoras de valores e seguros e instituições semelhantes.

Entretanto, além deste, outros dois entes frequentes no mercado financeiro são:

1. Agente de crédito

Um agente de crédito avalia as atividades de seus clientes e sua condição de endividamento, monitorando a liberação e a aplicação de recursos caso seja necessário.

Também pode consistir em uma instituição bancária ou financeira que disponha de modalidades de crédito, ou seja, recursos financeiros.

As linhas de crédito são oferecidas aos clientes por meio de representantes conveniados ou correspondentes bancários;

2. Agente financiador

Já um agente financiador pode ser uma financeira, uma empresa de leasing ou então um banco. Algumas instituições que podem se credenciar a trabalhar como agentes financiadores são:

Assim sendo, em qualquer transação financeira é necessária a intervenção de um agente financeiro ou de um agente de crédito.

Atuação dos agentes financeiros no Brasil

No Brasil, é necessário que o agente financeiro seja credenciado pelo governo para que esteja autorizado a executar suas funções.

Ou seja, qualquer ente que atue no país como agente de crédito ou agente financiador também deve estar credenciado. Nesse caso, o cadastro precisa ser feito no quadro de Agentes Financeiros do Sistema BNDES ou como Agente Operador do FGTS.

Quanto aos deveres desse tipo de agente, o agente financeiro pode assumir ou não algum nível de responsabilidade no que estiver participando.

O agente financeiro pode ser autorizado, por exemplo, a participar da contabilidade de contas de uma empresa. Dessa forma, ele atuaria com registros e outras operações financeiras ligadas ao pagamento de contas e a pagamentos em geral.

Além disso, esses agentes devem garantir a quitação nos prazos pré-acordados, emitindo relatórios que confirmem a emissão e o lançamento de operações bancárias.

Acompanhamento Suno

Agentes financeiros de intermediação

Poucas empresas, especialmente lojas, dispõem de capital ou crediário próprios para financiar seus produtos ou serviços no Brasil.

Com isso, em geral recorrem a bancos, empresas de crédito e instituições financeiras para efetuarem financiamento ou crediário, financiando aos clientes produtos e serviços comercializados por meio de pagamentos a prazo.

Portanto, o agente financeiro credenciado atua em várias funções ligadas a finanças, realizando operações para seus clientes.

 

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!