Acesso Rápido

    ADTV : parâmetro que possui ligação direta com a liquidez de uma ação

    ADTV : parâmetro que possui ligação direta com a liquidez de uma ação

    ADTV é a sigla para Average Daily Trading Volume que, no português, seria algo como “volume médio diário de negociação”.

    Normalmente, o ADTV é utilizado como uma métrica para a liquidez da referida ação baseado no seu volume de negociação individual diário em um período específico de tempo.

    Dessa forma, essa métrica retrata o grau de liquidez de um determinado ativo na bolsa, e como isso pode influenciar no seu preço.

    Por exemplo

    Se uma determinada empresa fictícia chamada WXYZ, que possui a sua ação negociada em bolsa através do código WXYZ3, possui um alto ADTV, isso significa que este é um ativo fácil de se negociar, muito por conta da alta liquidez que o mesmo apresenta, ou seja, existem muitos investidores interessados em comprar e/ou vender aquele ativo por qualquer que seja o seu motivo especificamente.

    Dessa forma, sendo a ação WXYZ3 considerada de elevada liquidez, ela é muito procurada, principalmente por especuladores que procuram altos lucros em curtos espaços de tempo realizando operações de compra e venda desses tipos de ativos.

    ADTV e liquidez

    Como já mencionado, o ADTV relaciona-se muito com a liquidez de uma ação, ou seja, quando o seu volume diário médio de negociação é alto, esse papel pode ser facilmente negociado e tem alta liquidez.

    Em contrapartida, se o seu volume diário médio de negociação não for muito alto, essa ação tenderá a ter o seu preço reduzido porque, em tese, as pessoas não estarão dispostas a comprá-la devido a dificuldade na sua negociação.

    Como resultado desse comportamento, o ADTV pode afetar diretamente o preço de uma ação.

    Dessa forma, quanto maior o volume de negociação é para um papel, mais fácil é para os compradores e vendedores mais propensos a negociá-los a encontrá-los no mercado e, assim, mais ágil e rápido é executar uma operação com esses ativos.

    Outras considerações

    Um nível razoável e saudável de ADTV ajuda a manter a estabilidade de preços dos papéis, fazendo, com isso, com que segam um fluxo normal dentro da lei da oferta e da demanda.

    Dessa forma, quando há compradores e vendedores suficientes no intuito de negociar determinada ação, o mercado daquele ativo torna-se mais competitivo, resultando em preços que equivalham, de certa forma, ao valor justo daquela determinada companhia.

    De maneira contrária, um menor volume de negociação, e com menos negociadores no mercado, no entanto, tende a criar diferenças mais amplas entre o preço de oferta do comprador e o preço de liquidação do vendedor de determinada ação.

    Isso leva, na teoria, os preços de compra e venda a uma potencial variação bastante alta, para cima e para baixo, dando origem, com isso, a volatilidade de preços de suas transações.

    Conclusão

    Este é um índice muito levado em conta por investidores que simpatizam com a escola do Day Trade e que visam especulações de curto prazo que objetivam altos lucros em rápidos espaços de tempo.

    Entretanto, para os investidores praticantes do Value Investing, é importante, também, se atentar ao ADTV e às suas peculiaridades, de modo que se possa, assim, compreender melhor a movimentação na bolsa de valores dos ativos a qual possua interesse em participar numa associação de longo prazo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *