Acesso Rápido

    Administração Financeira: entenda o que é e como funciona essa área

    Administração Financeira: entenda o que é e como funciona essa área

    Uma empresa possui diversas áreas que trabalham conjuntamente para o seu crescimento. Dentre as áreas mais importantes de uma organização está a administração financeira.

    Cabe, portanto, à administração financeira procurar administrar o capital de giro da empresa da melhor forma possível, com o intuito de aumentar lucro líquido da companhia.

    O que é administração financeira?

    A administração financeira é a disciplina que tem por finalidade ensinar ações que envolvem controle, planejamento e análise de todas as movimentações financeiras de uma empresa.

    Desse modo, o principal objetivo da administração financeira e orçamentária é otimizar e ampliar os resultados da empresa buscando o aumento do lucro e também do patrimônio líquido de uma organização.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Portanto, cabe ao setor administrativo financeiro administrar o capital de giro, avaliando o fluxo de caixa da empresa, procurando dessa forma, equilibrar os pagamentos e recebimentos de uma empresa.

    Também, é de responsabilidade do setor financeiro realizar cobranças, emitir boletos e fazer o planejamento orçamentário de um negócio, procurando a otimização dos resultados.

    Quer aprender a investir na Bolsa de Valores? Então baixe o nosso manual do investidor e surpreenda-se.

    Como é composto o departamento financeiro?

    Dentro de um departamento financeiro existem algumas funções específicas, como analista de contas a pagar, analista de contas a receber, gerente financeiro e também o auxiliar administrativo financeiro.

    Cabe normalmente ao auxiliar ter algumas noções de administração financeira, embora sua função seja mais ligada à operação, como lançamentos de contas a pagar e receber, por exemplo.

    Já, ao analista de contas a pagar e receber, costuma caber a analise de prazos, procurando adequá-los para que o custo do capital de giro seja o menor possível.

    Por fim, o gerente financeiro é o responsável por administrar o orçamento, avaliando projetos de investimento e também considerando prazos de pagamento e recebimento da empresa.

    Qual a importância da administração financeira?

    A administração financeira é uma área de extrema importância para a empresa visto ser ela a responsável pela administração do capital de giro. Desse modo, cabe à administração financeira tomar decisões importantes sobre capacidade de pagamento, alavancagem financeira e novos investimentos.

    Qualquer decisão tomada pelo departamento financeiro terá um impacto no demonstrativo de resultados da empresa bem como no seu balanço patrimonial.

    Ou seja, dependendo da alavancagem da empresa o resultado financeiro poderá aumentar ou diminuir, assim como também a rentabilidade e a lucratividade da empresa.

    Também cabe a esse departamento avaliar a carteira de clientes, considerando possíveis aumentos da inadimplência. Desse modo, quem deverá avaliar o montante de crédito que poderá ser liberado para um cliente é o departamento financeiro.

    Atividades cotidianas do departamento financeiro

    Cabe ao departamento financeiro, realizar análise dos resultados da empresa e também efetuar o planejamento financeiro objetivando o crescimento e a melhoria do negócio.

    Também caberá ao departamento a utilização de recursos e a análise de crédito que poderá ser oferecido para um cliente. Além do processo de cobrança, administração de caixa, contas a pagar e contas a receber.

    Desse modo, a administração financeira tem uma enorme responsabilidade dentro de uma organização. Pois sendo bem feita poderá fazer uma empresa crescer acima dos seus concorrentes.

    Foi possível entender o que é administração financeira? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *