acordo-comercial
Por: Tiago Reis

Acordo comercial: entenda como funciona esse tipo de tratado

Um acordo comercial entre países pode ser fundamental para acabar com oligopólios de um setor. Além disso, é uma oportunidade de ganhos mútuos.

Quando dois ou mais países fazem um acordo comercial é comum chamar de tratado comercial. Isso porque é um trato de com norma entre eles.

O que é um acordo comercial?

Um acordo comercial é um tratado entre dois ou mais países para obter benefícios mútuos envolvendo valores, impostos, tarifas alfandegárias e demais regulações.

Um tratado comercial faz com que os envolvidos tenham benefícios ou ganhos mútuos. Entretanto, há acordos feitos por razões políticas. Com a economia cada vez mais globalizada, acordos comerciais são cada vez mais necessários.

Para que serve um acordo comercial?

Os tratados são feitos para ligar as economias de dois países ou mais. Assim, um acordo comercial aumenta o mercado externo dos envolvidos. Além disso, os países contam com uma maior preferência.

Por exemplo, alguns países importam bens de países com quem tem acordos. Isso porque possuem isenção em algumas tarifas e mantém o mercado externo. Os dois acabam ganhando, um por exportar e outro por importar sem tarifas alfandegárias.

Mas as razões para um acordo comercial são diversas. As mais comuns são:
isenção das tarifas alfandegárias

  1. União econômica dos países associados;
  2. Incentivo a economia dos países parceiros;
  3. Desburocratização para importação e exportação.

Principais acordos comercias do mundo

acordo-comercial

O principal acordo comercial do mundo em vigor atualmente é entre os países da União Europeia e o Japão. Isto é, o tratado é considerado o maior acordo comercial da história.

Para se ter uma ideia, empresas europeias vão deixar de pagar 1 bilhão de euros em impostos, por ano. Além disso, o acordo abrange uma série de reduções tarifas alfandegárias.

Em resumo, os tratados têm a capacidade de alterar diretamente na economia dos envolvidos.

Além disso, a redução dos custos de importação e aumento de exportação afetam os custos de produção na margens de lucro. Isto é, um acordo comercial amplia o acesso ao mercado externo.

Acordos comerciais brasileiros

O tratado comercial mais conhecido do qual o Brasil faz parte é com o Mercosul. O acordo foi firmado em 1991, e estabeleceu diversas regras como:

  • Livre circulação de bens entre os países do Mercosul;
  • Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com terceiros países;
  • Política comercial comum;

O Mercosul é composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os países possuem a união aduaneira. Além disso, um dos objetivos do acordo é estimular o crescimento econômicos dos países participantes.

De acordo com os dados de exportações, houve um aumento nas vendas brasileiras para os países membros do tratado. Em 1991, as exportações foram no valor de 4,5 bilhões de dólares. Após 25 anos, o número foi de 30,3 bilhões de dólares.

Hoje, o Brasil tem 24 acordos comerciais firmados. Mas dois deles ainda não estão em vigor. Os tratados comerciais brasileiros são divididos em três eixos principais:

  • 3 tratados são com países membros da Associação Latino-Americana de Integração.
  • 16 acordos são com países que participam do bloco econômico Mercosul
  • Os outros três são bilaterais com México, Guiana/São Cristóvão e Nevis, e o Suriname.

Fechar um acordo comercial amplia o potencial mercado externo que um país pode alcançar, aumentado as possibilidades  de comércio para os produtos do país com capacidade de exportação. Quer saber mais sobre investimentos e mercado financeiro? Baixe, gratuitamente, o nosso ebook “10 livros que todo investidor deveria ler“.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!