Os diferentes tipos de ações no mercado podem confundir bastante os investidores iniciantes nas aplicações, e as ações ordinárias frequentemente figuram entre as dúvidas mais comuns para essas pessoas.

Desmistificar o quanto antes os conceitos por trás das ações ordinárias, portanto, é um objetivo muito importante, isto por que quanto mais cedo os investidores sanarem o maior número de dúvidas possível a respeito do mercado, certamente os seus resultados começarão a surtir efeito mais rapidamente.

Conceito

Existem, no mercado brasileiro, basicamente três formas de se tornar sócio das companhias abertas – sociedades anônimas que possuem suas ações negociadas na bolsa de valores – a que se tem interesse:

  • Comprando-se ações ordinárias
  • Comprando-se ações preferenciais
  • Comprando-se Units

Normalmente, as ações ordinárias também são chamadas de ON, e sua principal característica é que este ativo concede ao investidor detentor deste papel o direito ao voto nas assembleias de acionistas, que normalmente decidem os próximos passos da gestão da companhia.

Daí a origem do nome “ordinárias”, que nada mais é que uma derivação da palavra “ordem”.

Por possuírem essa característica, são muito visadas por investidores da escola do Value Investing, principalmente pelos investidores ativistas (aqueles que tem interesse em mudanças estratégicas de longo prazo nos negócios que investem).

Consideração importante

É importante destacar que os códigos das ações ordinárias apresentam sempre com o número 3 no final de seus tickers.

Por exemplo:

A grande maioria das pessoas já deve ter ouvido falar na Vale, uma grande mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país e do mundo.

As ações dessa companhia são divididas em mais de uma classe, e as ordinárias são conhecidas pelo ticker VALE3.

A figura acima representa o gráfico de cotação de preços do papel ordinário da Vale que, na ocasião, era negociado ao preço de R$ 31,01.

É importante reforçar que o número “3” ao final do ticker significa que este é um papel ordinário e que fornece a seu detentor o direito à voto nas assembleias da companhia.

Outra vantagem

Outra característica que positiva das ações ordinárias é que elas concedem aos acionistas que as possuem o “direito” conhecido como 100% tag along, que nada mais é que um benefício concedido pelas empresas caso o seu controle seja vendido à terceiros.

Isso significa que, na teoria, os investidores que possuem ações ordinárias possuem um “seguro” que os concede o merecimento de vender as ações que possuem para o ofertante pelo mesmo preço que o comprador ofereceu ao majoritário pelo controle da companhia em questão.

Detalhe

No mercado de ações, o mais comum é o investidor comprar e vender ativos em lotes padrões, que normalmente são formados por 100 unidades de ações.

Existe também, entretanto, uma forma de comprar-se de 1 até 99 ações separadamente, e este é o caso das operações que ocorrem no ambiente conhecido como mercado fracionário.

Quando isso acontece, a única mudança que ocorre nas operações se faz na estrutura do ticker que, no caso das ações ordinárias, passará a apresentar a letra “F” logo após o número 3.

No caso da Vale, sua ação ordinária, quando negociada no mercado fracionário, seria representada pelo código VALE3F.

Conclusão

As ações ordinárias são muito visadas por quem deseja assumir posições relevantes nos controles das companhias abertas.

Além disso, por apresentarem o benefício do tag along, despertam bastante interesse pelos investidores mais receosos em seus investimentos em relação ao futuro das empresas.

De qualquer forma, é preciso sempre que se estude cada empresa separadamente e sua conjuntura antes de se tomar a decisão de investir ou não em uma de suas ações ordinárias.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account