Acesso Rápido

    3 Ações de alta rentabilidade e que pagam bons dividendos: O caminho certo para investir em ações

    3 Ações de alta rentabilidade e que pagam bons dividendos: O caminho certo para investir em ações

    Quando um investidor iniciante resolve começar a aplicar em ações, é natural que ele se depare com muitos indicadores e métodos de análises, o que pode confundir bastante e até mais atrapalhar do que ajudar na hora de investir.

    Muitos desses indicadores incluem termos que podem ser totalmente desconhecidos para o investidor iniciante e também podem parecer bastante complexos, e sendo assim, muitos dos investidores que estão iniciando no mercado não sabem, de fato, quais indicadores devem priorizar e avaliar.

    Um indicador que consideramos bastante importante nas nossas análises é o ROE, que mede a capacidade da empresa em remunerar seu patrimônio, e demonstra a rentabilidade da empresa.

    Empresas rentáveis, geralmente são as que entregam melhores resultados no longo prazo, e são também as que podem destinar mais dividendos aos acionistas, visto que sobra muito mais dinheiro para elas do que na comparação com empresas de baixa rentabilidade.

    Apesar de não recomendarmos que o investidor utilize apenas esse indicador em suas análises, visto que uma análise bem feita também deve considerar outros indicadores, múltiplos, além de muitos outros fatores que vão além de números e métricas, como qualidade de gestão, posicionamento de mercado, vantagens competitivas, dentre outros pontos, consideramos o ROE um indicador importante e essencial numa análise.

    Abaixo falaremos um pouco mais sobre esse indicador e a seguir, apresentaremos três empresas de alto ROE e que pagam bons dividendos.

    O que é ROE e qual sua importância em uma análise?

    O ROE (Return On Equity) é o retorno sobre o patrimônio líquido e indica a relação do resultado líquido da empresa em comparação com seu patrimônio líquido. Para calcular o ROE, o investidor deve dividir o lucro líquido dos últimos 12 meses pelo patrimônio líquido da empresa.

    Empresas com um elevado ROE costumam conseguir entregar bastante retorno em relação ao seu patrimônio, e isso indica que empresas com essas características são bastante eficientes, já que, em tese, necessitam de pouco capital investido para gerar lucro.

    As empresas com um ROE atrativo, e principalmente que possuem um histórico de manutenção de boa rentabilidade sobre patrimônio líquido, além de serem bastante rentáveis, normalmente possuem consistência nos lucros e estão entregando crescimento do patrimônio líquido, geralmente.

    Ao comparar duas empresas de um mesmo setor, que apresentaram lucros similares no mesmo período de tempo, por exemplo, aquela que possuir o menor capital investido, geralmente pode ser avaliada como a mais eficiente em gerar retornos aos investidores e rentabilizar seus ativos, pois, percentualmente falando, apresentará um ROE maior que a outra.

    Na prática, empresas com um ROE elevado normalmente precisam fazer uma retenção bem menor de seus resultados para investir em suas atividades, o que permite que sobre bastante caixa a elas e, assim, essas empresas acabam também pagando bons dividendos aos seus acionistas.

    Inclusive, o pagamento de dividendos e o payout elevado costuma ser uma característica presente em boa parte das empresas de altos retornos sobre o patrimônio. Como nem sempre essas empresas conseguem fazer aquisições que apresentam tais níveis de rentabilidade, muitas empresas de alta rentabilidade preferem destinar esses recursos aos acionistas, já que não faz sentido mantê-los em caixa rendendo menos que o CDI, que por sinal, hoje está muito baixo.

    Obviamente que se a empresa verificar, em algum momento, uma possível aquisição que poderá contribuir para a manutenção de rentabilidade ou até incremento, essa empresa pode realizar retenção de resultados para investir em novos negócios, mas caso contrário, é realmente uma boa opção distribuir generosos dividendos.

    Um exemplo nítido de empresa com essas características, que alia alta rentabilidade e altos dividendos, é a Comgás, companhia que atua em São Paulo na distribuição de gás canalizado e com uma grande rede de distribuição, sendo a maior do país em seu segmento.

    Historicamente, a Comgás sempre entregou um ROE elevado, gerando bastante lucro sobre seu patrimônio, e como resultado, a empresa também sempre foi uma forte geradora de caixa e ótima pagadora de dividendos.

    Abaixo evidencia-se o histórico de ROE da Comgás:

    Fonte: Economatica – Suno Research

    Pode-se notar que a Comgás em praticamente todo o tempo entregou um ROE próximo de 20%, e nos últimos 2 anos entregou retornos sobre patrimônio de mais de 30%, um patamar extremamente atrativo, que vem permitindo à Comgás realizar pagamentos elevados de dividendos e ainda investir em suas operações, mantendo a qualidade de seus negócios e a solidez do balanço.

    Com uma grande capacidade de gerar retorno sobre seu patrimônio líquido, tendo um ROE atrativo ao longo do tempo, e ainda pagando bons dividendos, que permite o reinvestimento de dividendos por parte dos acionistas, a empresa entregou um retorno muito expressivo nos últimos anos, considerando o retorno total (Total Return).

    Fonte: Economatica – Suno Research

    Exemplos na prática: Três ações de ROE elevado e que pagam bons dividendos para você investir

    Investir em ações empresas que possuem uma elevada rentabilidade sobre patrimônio líquido e que também pagam bons dividendos, costuma ser um bom negócio no longo prazo, e essas empresas costumam entregar retornos maiores que a média do mercado.

    Empresas com essas características devem ser buscadas por todo investidor que deseja obter um retorno diferenciado no longo prazo no mercado acionário e receber dividendos consistentes.

    Na prática, porém, sabemos que para aqueles que estão começando, pode não ser fácil identificar e avaliar ações atrativas por essa ótica.

    Pensando nisso, listamos três empresas que aliam uma alta capacidade de remunerar o patrimônio líquido e também bom pagamento de dividendos.

    BB Seguridade – BBSE3

    A BB Seguridade Participações S.A. (BB Seguridade) é uma empresa de participações (holding) que é controlada pelo Banco do Brasil S.A. (Banco do Brasil) e atua no segmento de seguros.

    A empresa detém participação em sociedades com parceiros privados que operam produtos de seguros, além de deter participação no segmento de previdência, através da Brasilprev, capitalização com a BrasilCap, e corretagem de seguros, com a BB Corretora.

    A BB Seguridade, que opera em um segmento bastante subpenetrado e de grande potencial de crescimento, é um exemplo claro também de empresa de elevada rentabilidade, e nos últimos 12 meses, entregou um ROE próximo de 50%, evidenciando sua elevada capacidade de gerar valor aos acionistas.

    Mesmo em um cenário de queda de juros, que afeta o resultado financeiro da empresa, que é representativo nas controladas, ainda assim o ROE da BB Seguridade encontra-se em um patamar bastante alto.

    Conforme a economia apresente uma recuperação mais consistente, beneficiando o resultado não proveniente de juros, ou seja, que é fruto das originações, comissionamentos e prêmios ganhos pela empresa, o ROE da empresa deve ser ainda mais beneficiado.

    Além disso, a tendência de juros em queda deve ser amenizada ainda este ano, estabilizando essa linha de resultados da empresa e reduzindo seu impacto no lucro.

    Com um ROE bastante elevado, a empresa consegue destinar grandes parcelas de seus lucros aos acionistas, sem abdicar do crescimento, e nos últimos 12 meses entregou um dividend yield em torno de 6%. O payout da BB Seguridade vem se mantendo em torno de 80%, e isso não tem impedido a empresa de crescer.

    Multiplus S.A – MPLU3

    A Multiplus, empresa controlada pela Tam, é uma rede de fidelidade que é composta por inúmeras empresas e programas de fidelidade. A Multiplus foi criada em junho de 2009, como uma unidade de negócios do Grupo Latam, mas ainda em 2009 se tornou uma operação independente, tendo seu capital aberto na bolsa de valores em fevereiro de 2010.

    A Multiplus também atua em um segmento bastante subpenetrado, de grande potencial de crescimento, como podemos ver abaixo, tendo em vista que o Brasil ainda possui uma baixa representatividade dos programas de fidelidade em relação a sua população, comparando com outros países ao redor do mundo.

    Além de atuar em um segmento inovador e de grande potencial, a Multiplus é um outro  exemplo claríssimo de empresa de alta rentabilidade, e possui um ROE de mais de 200%, sendo uma das empresas de maior rentabilidade sobre patrimônio de toda a bolsa.

    Por conta de sua elevadíssima rentabilidade sobre patrimônio, a Multiplus consegue crescer pagando 100% de seus lucros aos acionistas, o que é inviável para a maioria das empresas, em especial as de segmentos que demandam capital intensivo.

    Isso se deve ao fato de que a empresa não necessita de muito capital para reinvestir em suas operações, já que ao contrário de outros segmentos, que demandam bastante capital intensivo na montagem de uma fábrica ou abertura de lojas, por exemplo, a Multiplus gera muito retorno através de uma pequena base de ativos, que é formada basicamente por computadores e servidores.

    Assim, a empresa consegue grande escalabilidade dos seus negócios, sem demandar grandes investimentos, o que faz com que sobre para a Multiplus muito caixa e ela não precise fazer retenções de lucros.

    O dividend yield esperado para a Multiplus para os próximos 12 meses é de cerca de 9%, patamar bem superior à atual taxa Selic.

    Engie S.A – EGIE3

    A Engie é uma empresa que atua no segmento de geração de energia elétrica, que se destaca por seus ativos de hidro energia e é uma das maiores empresas do Brasil atuantes neste segmento.

    Com uma gestão eficiente, e um bom histórico de alocação de capital, a empresa sempre se mostrou uma companhia lucrativa, e que também entrega um elevado ROE, sendo que o mesmo finalizou 2017 em cerca de 29,3%, simplesmente um dos maiores em seu segmento.

    Historicamente o ROE da empresa tem se situado bem acima de 20%, o que evidencia sua alta capacidade em gerar valor aos acionistas e sua eficiência operacional.

    A Engie, por ser uma empresa altamente rentável e uma forte geradora de caixa, que atua em um segmento previsível e perene, também tem conseguido crescer, sem abdicar do pagamento de dividendos aos seus acionistas, como podemos ver no gráfico abaixo.

    O payout da empresa ao longo do tempo nunca foi menor que 55%, e nos últimos anos a empresa destinou 100% de seus lucros aos acionistas, entregando um dividend yield que chegou a mais de 8,5% em 2017.

    Mesmo com uma possível redução de payout, por conta de eventuais aquisições e investimentos que a empresa vem fazendo e pretende realizar, em especial no segmento de energias renováveis, o dividend yield da empresa deve continuar atrativo e vemos um futuro animador para esta ótima empresa.

    Quer ter acesso a mais empresas de alta rentabilidade e que pagam bons dividendos?

    Convidamos você a assinar o nosso relatório Premium e ter acesso às nossas carteiras recomendadas de ações, que incluem ações de elevada rentabilidade, bons dividendos e também que possuem um bom potencial de crescimento.

    Além disso, você terá acesso às nossas análises de inúmeras empresas listadas em bolsa, as quais avaliamos e recomendamos se são ou não bons investimentos.

    Com a nossa ajuda, temos convicção de que você conseguirá montar uma boa carteira previdenciária de ações, com empresas de qualidade e que entregarão retornos acima da média no longo prazo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *