Acesso Rápido

    Abecip: o que é e quais são as principais certificações?

    Abecip: o que é e quais são as principais certificações?

    Uma importante instituição brasileira, com relevância para o mercado financeiro, é a Abecip.

    Para compreender um pouco mais sobre o mercado de crédito imobiliário e poupança nacional, é imprescindível entender o que é a Abecip e como funciona o trabalho da associação.

    O que é a Abecip?

    Abecip é a sigla para “Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança“.

    A origem da associação aconteceu no ano de 1967, após um encontro nacional entre as principais entidades do mercado de crédito imobiliário e poupança do Brasil.

    Minicurso: Investindo em Fundos Imobiliários

    Inscreva-se no nosso minicurso curso gratuito sobre FIIs e aprenda os principais conceitos para investir e viver da renda de Fundos Imobiliários!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Assim, com o objetivo de, principalmente, otimizar o mercado de crédito imobiliário nacional, A Abecip foi criada como uma associação sem fins lucrativos para representar o seu mercado no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e, mais tarde, no SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

    Atualmente, uma das principais funcionalidades da Abecip, além de regular o mercado de crédito imobiliário e poupança, está relacionada as certificações para preparação e qualificação de profissionais atuantes neste mercado.

    Crédito imobiliário e poupança podem ser ótimos auxílios para o bolso, se usados de forma correta. Quer manter sempre uma estabilidade e um planejamento financeiro? Então baixe a Planilha Vida Financeira, elaborada pela Suno Research.

    Certificações da Abecip

    A certificação da Abecip tem como principal objetivo garantir a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais atuantes no mercado de crédito imobiliário e poupança nacional.

    Garantindo uma melhor qualificação profissional, a Abecip tem o intuito de promover uma maior eficiência para os mercados, já que os profissionais aperfeiçoam sua qualificação para atender as demandas do mercado.

    Entre as principais certifiações Abecip, estão:

    • CA 300;
    • CA 600.

    CA-300

    A Certificação Abecip 300 (CA-300) é uma certificação para o mercado de crédito imobiliário.

    Assim, o CA-300 tem como principal objetivo atender às demandas do Banco Central relacionadas ao aperfeiçoamento de profissionais que atuam como correspondente bancários no Brasil, com foco na comercialização de produtos de crédito imobiliário.

    Por isso, para profissionais interessados no ramo, é fundamental conseguir a certificação CA-300, que pode facilitar a conquista de uma posição na area.

    Para obter a certificação, o profissional deverá submeter-se a prova Abecip CA 300 e ter, ao menos, um índice de acerto de 60% (18 questões).

    Ainda existe o CA-300 & H.I.S., que é uma versão adaptada do CA 300, como foco em Habitação de Interesse Social.

    CA-600

    A Certificação Abecip 600 (CA-600), por sua vez, é uma certificação de nível mais avançado para profissionais do mercado de crédito imobiliário e poupança.

    O grande objetivo da certificação CA-600 é promover a otimização dos profissionais que atuam no mercado de crédito imobiliário e que trabalham com operações financeiras lastreadas em imóveis.

    De acordo com as regras da Febraban, a CA-600 é obrigatória para todos os profissionais que tenham contato direto com clientes e que atuem na comercialização de produtos de crédito imobiliário.

    Assim como no CA-300, existe o CA-600 H.I.S, para profissionais com foco em Habitação de Interesse Social.

    Para obter a CA-600, o profissional deverá se submeter a uma prova, devendo ter um aproveitamento de, pelo menos, 70% de acertos, o que é equivalente a 35 questões da prova.

    Esse artigo te ajudou a entender sobre a Abecip e suas certificações? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *