BNDES: qual o papel do Banco Nacional do Desenvolvimento?

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) está cada vez mais voltado para o auxílio de micro e pequenos empreendedores que desejam crédito com taxas atrativas.

Desse modo, a intenção do BNDES é promover desenvolvimento econômico através de empréstimos com taxas mais amigáveis para empresas conseguirem realizar investimentos.

O que é o BNDES?

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) é uma autarquia do governo federal criada em 1952 com a intenção de fomentar o desenvolvimento do país através de empréstimos para empresas, com taxas de juros menores do que as negociadas no mercado.

Sendo assim, empresas podem contratar empréstimos com esse banco público e, por conta das menores taxas, conseguir reinvestir com mais tranquilidade em seus negócios, gerando emprego e renda.

A atuação dessa instituição é especialmente importante em setores que necessitam de mais investimentos, porém não são tão interessantes para outras instituições financeiras.

Além disso, setores de importância social e voltados para a infraestrutura também são o foco da instituição, pois representam elevada importância para o país.

Como funciona o BNDES?

Primeiramente, é preciso saber que o BNDES é uma Autarquia Federal. Assim, apesar de ser uma instituição de administração indireta do governo, ainda há uma grande interferência estatal no órgão.

Segundo o Decreto-Lei nº 200 de 1967, uma autarquia possui uma série de características que devem ser respeitadas.

Entre eles, ter personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios e executar atividades típicas da Administração Pública para melhorar sua eficiência.

Desse modo, apesar de sua ser gestão ser descentralizada, tanto no aspecto administrativo e financeiro, ela ainda é totalmente filiada ao governo federal.

Portanto, isso garante que a instituição possua certa autonomia suas operações, desde que não contrarie as diretrizes do governo.

Dessa forma, não há a possibilidade de se negociar parte do capital da empresa através da Bolsa de Valores brasileira (B3).

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

Quais são os objetivos do BNDES?

Primeiramente, é preciso saber que a intenção do BNDES é atuar como um banco de desenvolvimento, fornecendo taxas de juros mais atrativas do que demais instituições financeiras.

Segundo dados da própria instituição, os objetivos do BNDES são três. Primeiramente, o Banco de desenvolvimento financia projetos de inovação tecnológica, que pode trazer emprego e renda para diversos brasileiros.

Além disso, o desenvolvimento regional também é um aspecto importante para a instituição Portanto, regiões com atraso socioeconômico podem ter oportunidades de crédito diferenciadas para conseguirem diminuir a desigualdade regional.

Por fim, iniciativas, cujo foco é o desenvolvimento de projetos que aliem o desenvolvimento social e a preservação ao meio ambiente também estão no foco da autarquia.

Qual a diferença do BNDES e outros bancos públicos?

Seu papel é como banco de desenvolvimento, fazendo empréstimos para empresas. Além disso, essa instituição é uma autarquia, e, apesar de ser de administração indireta do governo, possui uma interferência estatal muito maior.

Por outro lado, a Caixa Econômica é um banco voltado para pessoas físicas, especialmente aquelas com baixa renda.

Sendo assim, é através dessa instituição que as pessoas recebem seus benefícios, como aposentadoria, bolsa-família e auxílio emergencial.

De fato, a Caixa Econômica possui diversas linhas de crédito para financiamentos imobiliários, inclusive aqueles com benefícios do governo, como o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Por fim, o Banco do Brasil (BBSA3) é um banco muito mais voltado para o varejo. O BB possui capital aberto e suas ações podem ser negociadas na Bolsa de Valores.

Entretanto, vale notar que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil são, respectivamente, uma Sociedade de Economia Mista e uma Empresa Pública, possuindo um controle muito menos direto do governo federal.

Quais as linhas de crédito do BNDES?

As linhas de crédito do BNDES são as seguintes:

  • Finame
  • BNDES Automático
  • Cartão do BNDES
  • Microcrédito

Finame

Primeiramente, o Finame serve como um financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos que necessitam desses aparelhos.

BNDES Automático

Em segundo lugar, o BNDES Automático fornece crédito de até R$20 milhões por ano através de instituições financeiras credenciadas.

Cartão do BNDES

Além disso, o cartão do BNDES é uma linha de crédito muito popular, oferecendo crédito pré-aprovado com baixas taxas de juros para que empreendedores possam comprar equipamentos e insumos para seus negócios.

Microcrédito

Por fim, o microcrédito consiste em um financiamento de baixo custo para empreendedores em fases diferentes de formalização.

EBOOK MANUAL INVESTIDOR

Como conseguir um empréstimo no BNDES?

Primeiramente, é preciso verificar em qual situação a empresa que deseja contratar crédito se enquadra, sendo necessário verificar o Canal do Desenvolvedor MPME.

Além disso, é preciso enviar uma proposta aos agentes financeiros que possuem credenciamento no BNDES, que farão uma análise de crédito.

Vale notar, no entanto, que o apoio do BNDES pode ser feito de forma direta, na qual se procura um agente credenciado no BNDES.

Por outro lado, é possível solictar de forma indireta, na qual envia-se a solicitação ao Departamento de Prioridades (DEPRI) do BNDES.

Dessa forma, o empreendedor deve ter um plano de negócios para conseguir arcar com os custos do financiamento que, por mais que possuam taxas atrativas, ainda possui juros.

Sendo assim, é preciso fazer cálculos envolvendo fluxo de caixas, recursos, fornecedores e outras atividades relacionadas ao negócio.

Ainda possui dúvidas sobre o BNDES? Comente abaixo para que possamos ajudar!

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    5 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Gustavo 18 de março de 2021
      Muito boa a explicação! ObrigadoResponder
      • Suno Research 19 de março de 2021
        Olá, Gustavo! Tudo bem? Muito obrigado pelos elogios! Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Jose Luiz Rezende 14 de janeiro de 2022
      Muito bom dia. Sou Aposentado, trabalhei mais de 38 anos na SANASA, que é a Companhia de água e esgoto da cidade de Campinas -SP. Meu objetivo, é abrir uma MEI, e trabalhar com Esgota Fossa, em um aglomerado de Condomínios que fica na área rural da Cidade de Dois Córregos, (Região de Piracicaba), onde não existe rede de esgoto, e todos os ranchos dos diversos Condomínios utilizam Fossas para coletar o esgoto. Consequentemente, todos os proprietários de terreno no local, eventualmente precisam de um Esgota Fossa. A questão é que não tenho verba para começar o meu projeto. Aliás, nem sei se primeiro tenho que abrir a MEI, solicitar o empréstimo ao BNDES, e depois ir atrás de comprar o Caminhão e começar a trabalhar. Não sei se é papel de vocês, mas, gostaria de orientações a respeito. Muito obrigado.Responder
    • Paulo Valério 15 de novembro de 2022
      Olá, é uma satisfação compartilhar minha ideia e buscar o BNDES como parceiro. Gostaria de fazer um investimento em um sítio de aproximadamente 10 hequitarias e gerar rendas para várias famílias desempregadas. A ideia é a produção de um produto que tenha comércio no consumo direto e também a industrialização do mesmo refinado. Ex. Plantão de côco. Podemos vender o côco verde, seco, o sumo ralado e a produção de sabão e outros produtos. Também podemos torna a casca com uso de máquina em blocos de paredes e outros itens. Isso geraria centenas de emprego e ajudaria ao meio ambiente a coleta do cocô jogado no lixo sem utilizar.Responder
    • […] já expressas pelo horizonte presidente, o Banco Vernáculo de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avançou na estratégia de chegada aos recursos por estas companhias. Lançou um resultado no qual […]Responder