Livros para iniciantes

Ler é um hábito essencial para a formação de qualquer pessoa que busca aprender e expandir as fronteiras do conhecimento.

Importantes nomes como Warren Buffett, Bill Gates e Mark Zuckerberg ressaltam a importância deste hábito repetidamente.

Uma dúvida frequente que nossos leitores têm é sobre qual livro que eles devem ler de forma a aprender e entender mais sobre o mercado de capitais e filosofias e métodos de investimento.

Frente a isso, nós já fizemos artigos sobre livros que todo investidor deveria ler e 9 livros sobre investimentos em português, agora vamos focar na recomendação de livros para quem está iniciando a trajetória no mundo dos investimentos.

Livros

Recomendamos estes 5 livros para investidores iniciantes que buscam adentrar no mercado de ações:

  • Pai Rico, Pai Pobre
  • O Homem Mais Rico da Babilônia
  • O jeito Warren Buffett de investir
  • Faça Fortuna com ações
  • Fora da Curva

Pai Rico, Pai Pobre

Pai Rico Pai Pobre

Para aquele leitor que está em etapa inicial ou aquele que não tem conseguido muito sucesso no mercado de ações, esta obra de Robert Kiyosaki será de extrema importância, com conselhos e ensinamentos básicos, mas essenciais sobre investimentos.

A obra Pai Rico Pai Pobre, contesta a educação tradicional que é passada adiante através das gerações e disserta a favor de uma educação financeira, com conhecimento de contabilidade e investimentos, junto a uma mentalidade empreendedora, que facilitariam a busca pela independência financeira.

O livro tem como intuito demonstrar aos leitores a necessidade de gerar riqueza através de ativos, não só uma renda salarial, passando por tópicos como ativos versus passivos, a corrida dos ratos (analogia sobre o modelo de vida tradicional da classe média) e uma explicação sobre seus dois pais, o pai rico e o pai pobre que influenciaram o título desta obra.

O Homem Mais Rico da Babilônia

o homem mais rico da babilônia

Esta obra é uma coletânea de parábolas escritas pelo autor, George Clason, na década de 1920, cujos ensinamentos e valores passados se adequam muito bem aos dias de hoje, apesar do texto se passar na antiga região da Babilônia.

O livro O Homem Mais Rico da Babilônia transmite ao leitor o valor do trabalho, a importância de se buscar a sabedoria e a capacidade de poupar dinheiro para investi-lo de forma lucrativa.

Ademais, o autor aconselha o leitor a priorizar seus recursos que promovam um enriquecimento a longo prazo, “devagar e sempre”, alertando contra as promessas de retorno elevado e imediato, que podem ser tentadoras, no entanto, quase nunca verídicas.

O Jeito Warren Buffett de Investir

O jeito warren buffett de investir

Escrito por Robert Hagstrom, O Jeito Warren Buffett de Investir é um livro bem acessível e de simples leitura que apresenta a filosofia e os métodos de investimento do “oráculo de Omaha”, Warren Buffett.

Leitura básica, com ensinamentos sobre o mundo dos investimentos acessíveis para qualquer pessoa, uma vez que Warren Buffett  conseguiu se tornar um dos maiores investidores do mundo, senão o maior, utilizando dessas ferramentas, métodos e ensinamentos citados no livro.

Diferente do livro Bola de Neve, que é a biografia do grande investidor, logo tem caráter mais abrangível, essa obra é de leitura mais fácil e é voltado exclusivamente ao mercado.

Faça Fortuna com Ações

faça fortuna com ações

A obra Faça Fortuna com Ações apresenta os personagens da Bolsa de Valores, onde há, de um lado, o especulador novato, que ele chama de “figura lamentável”, e, do outro, o investidor pessoa física, que ele chama de “figura olímpica”.

O livro explica a estrat égia de investimentos de Décio Bazin que foca em empresas cujo dividend yield é superior a 6% e que não apresentem endividamento elevado.

É uma leitura importante para qualquer investidor, visto que a estratégia de Bazin funciona até hoje e é o único livro sobre investimentos recomendado por Luiz Barsi .

Fora da Curva

Fora da curva

Escrito por Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau em conjunto e com prefácio de Jorge Paulo Lemann, o livro Fora da Curva conta um pouco sobre a trajetória de grandes investidores brasileiros, como Antonio Bonchristiano, Guilherme Affonso Ferreira, Luis Stuhlberger, entre outros.

A obra relata casos de sucessos e de fracassos de cada um desses grandes investidores, de forma que o leitor consegue aprender com exemplos do que deu certo e assim como com que deu errado, com o erro dos outros.

É uma leitura rápida e objetiva, relevante para aprender indiretamente com importantes nomes que atuam no mercado brasileiro.

Conclusão

Batemos na tecla de que a leitura constante é fundamental para o aprendizado no mercado de ações.

Estes livros citados acima com certeza ajudarão muito investidores em etapa inicial a aprenderem um pouco mais sobre o mercado no qual eles estão se inserindo.

Vale ressaltar que estes livros não são os únicos de importante leitura, mas pode-se dizer que são os livros recomendados para dar um pontapé inicial no tema e, após a leitura destes, cabe ainda a leitura de inúmeros outros livros.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account