Acesso Rápido

    5 empresas de alta rentabilidade que você deve manter no seu radar

    5 empresas de alta rentabilidade que você deve manter no seu radar

    Um dos principais indicadores ao se avaliar um negócio é a rentabilidade sobre patrimônio liquido, chamado de ROE.

    Joel Greenblatt, em seu excelente livro “The Little Book that Beats The Market”, destaca a importância de comprar empresas de alta rentabilidade.

    Empresas que apresentam ROE elevado geralmente apresentam margens elevadas ou uma baixa necessidade de capital em seu negócio, e conseguem expandir com a própria geração de caixa interna do negócio.

    Os indicadores de rentabilidade não representam apenas números. Geralmente existe uma boa história por trás deste número.

    Empresas de alta rentabilidade são empresas que possuem vantagens competitivas, e conseguem se diferenciar da concorrência de alguma forma.

    Porém, é importante analisar a consistência da rentabilidade da empresa. Algumas empresas apresentam um ROE elevado por motivos momentâneos.

    A empresa pode ter vendido um ativo, apresentado algum ganho judicial ou mesmo condições cíclicas extremamente favoráveis.

    Por isso, busque empresas que apresentem margens elevadas e rentabilidade de maneira consistente. O ideal é que a empresa possua pelo menos 5 anos de rentabilidade elevada.

    Empresas que apresentam rentabilidade elevada durante anos certamente apresentam um diferencial: a sua vantagem competitiva tem maiores chances de ser perene.

    Segmentos empresariais que apresentam margens elevadas atraem a concorrência.

    Se uma empresa apresenta rentabilidade durante anos significa que, possivelmente, novos entrantes tentaram entrar no segmento e não obtiveram sucesso.

    Dessa maneira, possivelmente, a rentabilidade tende a ser durável e se perpetuar por anos.

    E o que é uma rentabilidade elevada?

    Obviamente este é um critério subjetivo.

    Para mim, o ideal é que uma empresa apresente um ROE acima de 15%.

    Contudo, quanto maior a rentabilidade, geralmente, melhor.

    Itaú (ITUB3/ITUB4)

    O Banco Itaú apresenta, há anos, a maior rentabilidade entre os bancos brasileiros. A rentabilidade do Itaú se destaca, inclusive, frente aos grandes bancos internacionais.

    O Itaú consegue esta rentabilidade elevada, através de uma combinação de excelente gestão, a maior escala entre os bancos brasileiros e a atuação em um mercado extremamente concentrado. O ROE do Itaú foi de 18,7% nos últimos 12 meses.

    Ambev (ABEV3)

    A Ambev é a cervejaria de maior margem do planeta. Atuando no Brasil e nos principais países da América Latina, a Ambev detém as marcas lideres de seus mercados.

    No Brasil, a Ambev detém quase 70% de participação de mercado com as marcas Antarctica, Brahma e Skol.

    A empresa consegue esta rentabilidade através de uma combinação de gestão exemplar, distribuição exclusiva, escala e marcas fortes. O ROE dos últimos 12 meses foi de 19,1%.

    CVC (CVCB3)

    A CVC é a maior empresa operadora de turismo das Américas. Atualmente a empresa possui mais de mil lojas que trabalham exclusivamente com sua marca.

    Através de uma combinação de um modelo de franquia, uma gestão orientada a vendas, escala na compra de passagens e estadias em hotéis e uma marca forte a empresa apresenta uma alta rentabilidade.

    A rentabilidade sobre patrimônio liquido apresentada nos últimos 12 meses foi de 33,1%.

    Grendene (GRND3)

    A Grendene é uma das maiores produtoras de sandálias do mundo. A empresa produz e comercializa algumas das marcas líderes no Brasil, como Melissa, Rider e Ipanema.

    A empresa apresenta alta rentabilidade desde seu IPO em 2004, através de uma combinação de baixos custos de produção, baixa necessidade de investimentos e marcas que estão entre as preferidas do consumidor.

    O ROE apresentado pela empresa nos últimos 12 meses foi de 23,7%.

    Localiza (RENT3)

    A Localiza é a empresa líder nacional em aluguel e gerenciamento de frotas de automóveis. A empresa controla toda a cadeia de valor em que está inserida, do gerenciamento da aquisição de frota, passando pelas lojas próprias até a revenda de veículos usados.

    A empresa apresenta uma rentabilidade elevada desde seu IPO que foi realizado em 2005. A combinação de escala na aquisição de automóveis, um balanço sólido, operação bem gerida e controle das revendas de carros garantem a companhia uma excelente rentabilidade.

    Nos últimos 12 meses a empresa apresentou um ROE de 22,2%.

    Conclusão

    Obviamente, estas empresas são de altíssima qualidade, mas não necessariamente se configuram como oportunidades de investimento neste momento.

    Isto ocorre pois o preço de algumas destas companhias se encontra merecidamente elevado.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *