Eu não conheço um investidor que não utilize ferramentas para tomar decisões de investimento.

Eu uso várias. Algumas pagas outras gratuitas.

Mas eu sou um investidor que possui uma empresa e que posso contratar ferramentas pagas. Nossos assinantes esperam isso de nós.

Mas nem todos podem pagar os custos de ferramentas pagas. Eu uso muito a Economatica, que custa alguns milhares de reais por mês. Pago essa ferramenta pois ela facilita muito o nosso trabalho aqui.

Mas se eu fosse um investidor individual, eu não contrataria a ferramenta, pois existem diversas ferramentas gratuitas que facilitam a vida do investidor individual e que fazem quase tudo que o Economatica faz.

O material que é necessário para produzir relatórios como os nossos não é o mesmo que você necessita para tomar decisões.

Eu fiquei quase dois anos de minha vida sem acesso a Economatica, e consegui tocar meus investimentos sem nenhum problema.

Isso pois eu tinha acesso a ferramentas gratuitas, as quais eu recomendo a você.

Quais são as ferramentas gratuitas que eu recomendo?

 Twitter: O Twitter é a ferramenta de noticias. Quem sabe operar o Twitter não precisa mais assinar jornal ou periódicos. Tem tudo lá. O Twitter não é uma ferramenta fácil de operar sobretudo para quem ainda é novato. Com o tempo você se acostuma. O melhor jeito de se informar é criando listas. Eu tenho a minha lista de pessoas a serem seguidas no Twitter, se quiser aprender e seguir minha lista, clique aqui.

Fundamentus: Esta ferramenta é muito útil para acompanhar o desempenho financeiro das empresas listadas. Além disso, você consegue facilmente ter acesso aos principais indicadores financeiros e de mercado das empresas.

Fiis.com.br: Este site faz uma verdadeira curadoria dos comunicados e fatos relevantes dos fundos imobiliários. Além disso, você consegue ver quais são alguns dos principais indicadores, como o Dividend Yield, de maneira muito rápida. Os gráficos ajudam a visualizar a capacidade de cada fundo em pagar dividendos a cada ano. É uma ferramenta indispensável para quem investe em fundos imobiliários.

Plantão Bovespa: Este site, mantido pela B3 (antiga BM&F Bovespa) é a central de informação de fatos relevantes e comunicados de todos os ativos negociados na bolsa. Ações, BDR´s e fundos imobiliários estão sempre enviando noticias oficiais. E este é o canal que se concentra toda esta informação. É informação demais. Fazemos nosso filtro do que realmente importa no Suno Call. Mas se você quer mais ainda, este é o espaço.

Ontem foi ao ar, o quinto vídeo da série “Rumo ao Milhão” que faço em parceria com o Canal Primo Rico, no YouTube.

Hoje teremos a Live do Baroni, as 21:00 no YouTube da Suno.

 Quer saber qual será o próximo livro da coleção Guia Suno? Será o livro do Baroni, com foco em fundos imobiliários.

Se você ainda não leu os Guias Suno, segue o link do Guia Suno Dividendos e do nosso lançamento Guia Suno de Contabilidade para Investidores.

 Lembrando que até esta sexta-feira você terá 40% de desconto se você digitar EBOOK40 no checkout do Guia Suno Dividendos.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.