Por: Tiago Reis

4 Ferramentas Gratuitas para o Investidor

Eu não conheço um investidor que não utilize ferramentas para tomar decisões de investimento.

Eu uso várias. Algumas pagas outras gratuitas.

Mas eu sou um investidor que possui uma empresa e que posso contratar ferramentas pagas. Nossos assinantes esperam isso de nós.

Mas nem todos podem pagar os custos de ferramentas pagas. Eu uso muito a Economatica, que custa alguns milhares de reais por mês. Pago essa ferramenta pois ela facilita muito o nosso trabalho aqui.

Mas se eu fosse um investidor individual, eu não contrataria a ferramenta, pois existem diversas ferramentas gratuitas que facilitam a vida do investidor individual e que fazem quase tudo que o Economatica faz.

O material que é necessário para produzir relatórios como os nossos não é o mesmo que você necessita para tomar decisões.

Eu fiquei quase dois anos de minha vida sem acesso a Economatica, e consegui tocar meus investimentos sem nenhum problema.

Isso pois eu tinha acesso a ferramentas gratuitas, as quais eu recomendo a você.

Quais são as ferramentas gratuitas que eu recomendo?

 Twitter: O Twitter é a ferramenta de noticias. Quem sabe operar o Twitter não precisa mais assinar jornal ou periódicos. Tem tudo lá. O Twitter não é uma ferramenta fácil de operar sobretudo para quem ainda é novato. Com o tempo você se acostuma. O melhor jeito de se informar é criando listas. Eu tenho a minha lista de pessoas a serem seguidas no Twitter, se quiser aprender e seguir minha lista, clique aqui.

Fundamentus: Esta ferramenta é muito útil para acompanhar o desempenho financeiro das empresas listadas. Além disso, você consegue facilmente ter acesso aos principais indicadores financeiros e de mercado das empresas.

Fiis.com.br: Este site faz uma verdadeira curadoria dos comunicados e fatos relevantes dos fundos imobiliários. Além disso, você consegue ver quais são alguns dos principais indicadores, como o Dividend Yield, de maneira muito rápida. Os gráficos ajudam a visualizar a capacidade de cada fundo em pagar dividendos a cada ano. É uma ferramenta indispensável para quem investe em fundos imobiliários.

Plantão Bovespa: Este site, mantido pela B3 (antiga BM&F Bovespa) é a central de informação de fatos relevantes e comunicados de todos os ativos negociados na bolsa. Ações, BDR´s e fundos imobiliários estão sempre enviando noticias oficiais. E este é o canal que se concentra toda esta informação. É informação demais. Fazemos nosso filtro do que realmente importa no Suno Call. Mas se você quer mais ainda, este é o espaço.

Ontem foi ao ar, o quinto vídeo da série “Rumo ao Milhão” que faço em parceria com o Canal Primo Rico, no YouTube.

Hoje teremos a Live do Baroni, as 21:00 no YouTube da Suno.

 Quer saber qual será o próximo livro da coleção Guia Suno? Será o livro do Baroni, com foco em fundos imobiliários.

Se você ainda não leu os Guias Suno, segue o link do Guia Suno Dividendos e do nosso lançamento Guia Suno de Contabilidade para Investidores.

 Lembrando que até esta sexta-feira você terá 40% de desconto se você digitar EBOOK40 no checkout do Guia Suno Dividendos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

182 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

Suno Black

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.

Suno Black

tudo.

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.