AçõesConhecimento

3 Small Caps para manter no radar

By 13 de abril de 2018 No Comments
Small Caps

Smalls Caps é o nome dado para o grupo de empresas listadas na bolsa cujo valor de mercado é considerado “pequeno”. Não existe um único critério para essa caracterização, mas podemos citar o adotado pela [B]3, que atualmente possui um índice denominado Small Cap (SMLL) cujo principal critério para inclusão de uma ação no índice é estar fora da lista de empresas que representam 85% do valor de todo o mercado, em ordem decrescente.

A Suno Research irá lançar em breve a semana das Small Caps, onde discutiremos de maneira mais aprofundada esse tema. Você pode acompanhar através dessa página.

Vantagens das Small Caps

 

  • Ativos com maior possibilidade de estarem mal precificados: grandes empresas costumam ser acompanhadas de perto por dezenas de analistas, enquanto Small Caps muitas vezes são cobertas por poucos ou nenhum. Por serem empresas menos acompanhadas pelo mercado a chance de serem mal precificadas é significativamente maior;
  • Historicamente o retorno das small caps é maior: historicamente o retorno de se investir em Small Caps é maior comparado com o retorno de se investir em Large Caps. O gráfico abaixo apresenta o desempenho do índice Small Caps (SMLL) e do índice bovespa (Ibovespa) nos últimos 10 anos:

Já essa tabela demonstra o desempenho de Small Caps em comparação com Large Caps em diferentes períodos de tempo, tendo como base o mercado americano:

  • Maior potencial de crescimento: enquanto empresas maduras muitas as vezes tem seu crescimento limitado ao crescimento da economia (PIB), empresas menores possuem um maior potencial de crescimento através da expansão das suas atividades. Por exemplo, é muito mais difícil para uma empresa como o Itaú (ITUB3) com valor de mercado de R$ 296 bilhões dobrar de tamanho, do que uma empresa como a Senior Solutions (SNSL3) com valor de mercado de R$ 328 milhões realizar tal feito.

Desvantagens das Small Caps

  • Liquidez reduzida: small caps possuem liquidez reduzida, fator resultante do seu valor de mercado menor e/ou concentração de muitas ações nas mãos de poucos acionistas;
  • Acesso ao mercado de crédito: por serem empresas menores seu acesso a crédito é mais restrito e mais caro.

Algumas Small Caps para manter no radar

Fizemos uma lista com três empresas Small Caps que consideramos sólidas e que no preço certo são um bom investimento no longo prazo:

Sonae Sierra Brasil – SSBR3

A Sonae Sierra Brasil (SSBR3) é uma empresa que atua no setor imobiliário, mais especificamente no desenvolvimento e operação de Shopping Centers. Com um modelo de negócios verticalizado a empresa atua em todas as fases do processo de construção e reforma de um Shopping Center, partindo do estudo de viabilidade, passando pela construção e reforma até a administração e operação do Shopping pronto. A empresa possui em seu portfólio atualmente 9 Shopping Centers, são eles:

  • Boulevard Londrina Shopping
  • Franca Shopping
  • Manauara Shopping
  • Parque D. Pedro Shopping
  • Passeio das Águas Shopping
  • Shopping Campo Limpo
  • Shopping Metrópole
  • Shopping Plaza Sul
  • Uberlândia Shopping

A empresa vem entregando ao longo dos últimos anos sólidos resultados operacionais, como pode ser visto na imagem abaixo:

Rio Paranapanema Energia – GEPA4

A Rio Paranapanema Energia é uma empresa que atua nos ramos de geração e comercialização de energia. Sua operação é concentrada na geração de energia através de 10 usinas hidrelétricas, sendo 8 delas localizadas ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná.

A empresa é controlada pelo grupo China Three Gorges Corporation (CTG), que é o maior produtor de energia hidrelétrica no mundo e o responsável pela construção e operação da maior usina hidrelétrica em operação no planeta, a usina de Três Gargantas, localizada na China.

A empresa é negociada com múltiplos descontados em comparação com seus principais pares do setor, possui um bom histórico de crescimento, métrica de rentabilidade elevada (ROE >20%) além de pagar bons dividendos.

A imagem abaixo demonstra a evolução dos lucros da empresa e distribuição de proventos ao longo dos anos:

Alupar Investimento – ALUP11

A Alupar Investimento S.A é uma holding privada que atua nos segmentos de geração e transmissão de energia.

No segmento de transmissão a empresa possui cerca de 7.566km de linhas de transmissão, se posicionando com um dos principais players do segmento no Brasil.

Já no segmento de geração de energia a empresa atua principalmente por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e parques eólicos, totalizando 687 MW de capacidade instalada que correspondem a 20% da receita total da empresa.

A empresa é controlada pela holding familiar Guarupart, cujos principais acionistas atuam na empresa desde sua criação.

Ao longo dos anos a empresa tem conseguido crescer de maneira significativa, como pode ser visto na imagem abaixo:

 

Conclusão

Apesar do nome, Small Caps são companhias de grande porte que muitas vezes podem representar uma excelente oportunidade de alocação de capital. Por serem empresas com menor liquidez muitas vezes são ignoradas por analistas e investidores institucionais, o que acaba gerando oportunidades de preço significativas. A questão da liquidez é de pouca significância para a maior parte dos investidores pessoa física e em uma perspectiva histórica o retorno dessas empresas como um grupo mais do que compensa esses riscos.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.