Eu acredito que todos devem ter ao menos uma parte do seu patrimônio investido fora do Brasil.

A volatilidade recente do cambio evidencia esta importância.

Mas investir fora do Brasil não significa necessariamente investir em empresas americanas, apesar de investir nos Estados Unidos ser o caminho mais fácil.

Alias, se você quer comprar uma empresa turca, talvez o caminho mais fácil seja adquirir os ADR´s turcos na bolsa americana.

Não existem empresas saudáveis apenas nos Estados Unidos. Existem empresas lucrativas e bem geridas em praticamente todas as economias.

Eu costumo falar neste espaço bastante das empresas americanas, mas nada impede de você investir em empresas estrangeiras de outras nacionalidades. Selecionei algumas empresas europeias que eu admiro.

Existem milhares de empresas listadas na Europa, essas são algumas empresas que já analisei no passado e que gostei do que vi.

Selecionei uma empresa das maiores economias da Europa: França, Alemanha e Inglaterra.

São algumas destas empresas que eu julgo o modelo de negócios interessante:

LVMH

A Louis Vuitton Moet Hennessy é uma empresa francesa que detém uma série de marcas de artigos de luxo.

São algumas das marcas pertencentes ao grupo: a Louis Vuitton, Bulgari, Sephora, Givenchy, Moet & Chandon, entre outras.

O forte posicionamento de suas marcas permite que a empresa pratique preços acima da média e obtenha margens elevadas. Como consequência, a rentabilidade sobre patrimônio da empresa é de quase 20% nos últimos cinco anos.

SAP

É uma empresa de origem alemã, que desenvolve softwares de gestão de empresas. Seus clientes são, em sua maioria, grandes empresas.

A combinação de uma marca forte, software que dificulta a mudança de fornecedor e escala garantem a SAP uma excelente rentabilidade. Nos últimos cinco anos, o ROE médio da empresa foi próximo de 20%.

Diageo

Empresa do segmento de bebidas com sede no Reino Unido. É a maior produtora de bebidas destiladas do mundo, e está presente em mais de oitenta países com suas marcas.

Do portfolio de bebidas alcoólicas da Diageo se destacam as seguintes marcas: Guiness, Baileys, Smirnoff, Black Label, Ciroc, entre outras.

Um portfolio de marcas fortes, associado com uma capacidade de distribuição global, garantem a empresa uma excelente rentabilidade. Desde 2015, em nenhum ano o retorno sobre patrimônio liquido da empresa foi inferior a 25%.

Estas empresas estão sendo negociadas entre 20 e 30 vezes o lucro projetado para o ano que vem. Um valuation como este só seria justificado caso estas empresas crescessem de maneira muito forte, algo que não ocorre.

Por conta disso, eu vou esperar um pouco mais. Ter paciência talvez seja a maior virtude exigida do investidor de longo prazo.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.