Estamos iniciando a Web serie Online, “O Novo Investidor”, uma semana de vídeos gratuitos dedicados ao investidor iniciante. Para participar basta se inscrever aqui

Se você tiver algum amigo que se beneficie com este evento, te convido a encaminhar este e-mail.

Hoje no Brasil apenas 0,3% das pessoas investem na bolsa. É um numero extremamente baixo. Em países desenvolvidos este número supera os 30% e em alguns casos supera os 50%.

Temos uma longa jornada pela frente.

Apesar do número baixo, a tendência do número de investidores é crescente.

Tanto em ações como em fundos imobiliários, a cada mês atingimos números Records (apesar de baixos ainda) de numero de investidores.

Não existe país forte sem um mercado de capitais forte. Por isso, o Brasil precisa desesperadamente formar um número maior de investidores.

Aos novos investidores eu tenho dois conselhos:

  1. Evite Taxas:

Existe uma indústria movida a taxas no que se refere a investimentos.

Das instituições financeiras que cobram taxas de corretagem e administração, ao governo que ganha imposto de renda nas negociações de ações.

Evite ao máximo pagar essas taxas.

É possível obter ótimos retornos com produtos simples. Da renda fixa no tesouro direto, ao investimento em ações em papéis diretamente na bolsa.

Sempre que puder evite taxas e despesas: ao longo de décadas investindo, estes custos irão representar um custo relevante em seu patrimônio.

  1. Invista no Longo Prazo:

O investidor novato geralmente entra em contato com o mercado de capitais através de filmes como “Wall Street” ou “O Lobo de Wall Street”. Estes filmes são bons, mas não retratam a vida do investidor de real sucesso.

Filmes como este fazem mais mal do que bem, se o investidor não souber que não passam de filmes.

Investidores de sucesso, como Luiz Barsi no Brasil e Warren Buffett nos Estados Unidos, tem um estilo de vida totalmente diferente do retratado nesses filmes. São investidores que levam um estilo de vida frugal e que investem com uma abordagem de longo prazo, geralmente investindo em empresas por décadas.

E é assim que deve ser. Eu não conheço ninguém que ficou rico com uma abordagem de investimento especulativa de curto prazo. Basta ler a lista dos maiores investidores do mundo e você chegará em uma conclusão simples: não existe atalho para a riqueza na bolsa.

Seguindo essas duas regras, o investidor estará na frente da grande maioria dos investidores e estará preparado para dar os primeiros passos para construir um patrimônio relevante através de investimentos.

Na noite desta terça-feira, as 21:00 no nosso canal do YouTube, irei fazer o #SunoResponde no qual irei finalizar a trilogia das eleições. Hoje irei falar sobre o que eu espero no campo econômico do próximo governo.

Ontem foi feito o lançamento do livro Guia Suno Fundos Imobiliários

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.